ptenfrdeitrues

Rito Escoçês Antigo e Aceite na Maçonaria Mista Portuguesa através da Grande Loja Simbólica da Lusitania

 

Rito Escoçês Antigo e Aceite, Grande Loja Simbólica da Lusitania, Maçonaria.png

Pela primeira vez, na História da Maçonaria portuguesa, foram entregues à Grande Loja Simbólica da Lusitânia, as Cartas patentes do Rito Escocês Antigo e Aceite do Grande Oriente de França para a prática na Maçonaria Mista Portuguesa.

Esta cerimónia decorreu no Palacio Maçónico do Grande Oriente de França, em Paris, no dia 14 de novembro 2019, marcando para sempre a Historia da Maçonaria em Portugal.

Jean-Philipe Hubsch, Grão Mestre do Grande Oriente de França na sua intervenção, salientou o reconhecimento e os fortes laços fraternais e institucionais com a Grande Loja Simbólica da Lusitânia - Maçonaria Mista Portuguesa no plano maçónico português. 

Isabel Viana, Grã Mestre da Grande Loja Simbólica da Lusitânia agradeceu a confiança do Grande Oriente de França e informou que até janeiro de 2020 levantarão Colunas de quatro Lojas Maçónicas do Rito Escocês Antigo e Aceite na GLSL, sendo duas em Lisboa, uma em Coimbra e outra no Algarve.

 Grande-Loja-Simbolica-da-Lusitania-Ri.jpg

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia instalou pela primeira vez na Maçonaria Mista Portuguesa o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, o Rito de Emulação e actualmente o Rito Escocês Antigo e Aceite com as cartas patentes do Grande Oriente de França.

A Grande Loja Simbólica da Lusitânia pertence à Aliança Maçónica Europeia e à União Maçónica do Mediterrâneo e tem Tratados de Amizade e Reconhecimento Mutuo com as principais Obediências Maçónicas europeias.

Em Portugal, existem duas Obediências Maçónicas a praticar o Rito Escocês Antigo e Aceite com as patentes do Grande Oriente de França: a Grande Loja Simbólica de Portugal - Via masculina e a Grande Loja Simbólica da Lusitânia - Maçonaria Mista Portuguesa.