ptenfrdeitrues

Eleições na Grande Loja Simbólica de Portugal

Grande Loja Simbólica de Portugal, Maçonaria.jpg  

Foram realizadas pela primeira vez na Maçonaria Portuguesa, as primeiras eleições por voto electrónico, para o Grão Mestrado na Grande Loja Simbólica de Portugal, em 30 de maio de 2020 (e.v.).

Esta inovação eleitoral na Maçonaria em Portugal é derivada ás circunstâncias sociais provocadas pela pandemia mundial COVID-19, tendo o Conselho da Ordem da Grande Loja Simbólica de Portugal cumprindo com o previsto plano eleitoral.

Apesar de favorável ao uso de voto eletrónico, o Grande Tribunal Maçónico recomendou apertadas condicionantes de forma a salvaguardar valores essenciais do Direito Maçónico como a confidencialidade do voto, a autonomia da Comissão Eleitoral e a apertada e permanente fiscalização do Grande Tribunal Maçónico a todo o ato e diligências necessárias.

As eleições para o Grão Mestrado decorreram num sistema de representação proporcional, a nível nacional, de Delegados de todas as Lojas e Triângulos Maçónicos.

Com estas eleições a Grande Loja Simbólica de Portugal fez mais uma vez, história na Maçonaria Portuguesa, tendo todo o processo decorrido dentro do rigor e da legalidade maçónica e em perfeita harmonia.

Apurados os votos, foi eleito o novo Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal – o Pod.´. Ir.´. Amadeu Alves.

Amadeu Alves é Licenciado em Direito, Pós-Graduado em Gestão Pública. Iniciou a sua atividade profissional em 1991, tendo exercido ao longo destes anos vários cargos de Direção em vários Organismos Públicos.

Co-Autor de várias obras jurídicas e Autor de vários textos jurídicos.

Tem uma vasta experiência como voluntário e Dirigente em várias associações, sem fins lucrativos de solidariedade social. 

Foi Mestre Vigilante e Venerável Mestre de Lojas da Grande Loja Simbólica de Portugal e desempenhou vários cargos de Grande Oficial na Grande Loja Simbólica de Portugal nomeadamente, Grande Intendente do Património, Grande Secretário e Grande Chanceler, tendo representado a Grande Loja Simbólica de Portugal em vários eventos de Organizações Maçónicas Internacionais, nomeadamente Aliança Maçónica Europeia e União Maçónica do Mediterrâneo.

É Membro da Grande Ordem Egípcia Portuguesa - Altos Graus Maçónicos do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim em Portugal