ptenfrdeitrues

Congratulação pelo novo mandato de António Guterres na Organização das Nações Unidas

antonio-guterres-ONU-posse(18.06.2021)DenisBalibouse.jpg

Dia 18 de junho de 2021 fica marcado pela tomada de posse do português António Guterres para o cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que prestou juramento pela segunda vez em cinco anos à frente da organização que engloba 193 Estados-Membros, numa cerimónia que decorreu na sede da Organização, em Nova Iorque (EUA)

O seu país não poderia ficar esquecido, sendo que o empossado de declarou um “multilateralista devoto, mas também português orgulhoso”, agradecendo a Portugal. O mais alto magistrado da Nação, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve entre os presentes na cerimónia.

O antigo Primeiro-Ministro salientou que vai servir de igual forma todos os Estados-Membros, sendo mediador e “construtor de pontes”, querendo ver o multilateralismo reforçado.

Foram vários os temas presentes no seu discurso, desde as vacinas contra o COVID-19 ao sofrimento das mulheres em todo o mundo, passando pelas mudanças climáticas e os avanços tecnológicos.

A Maçonaria Portuguesa congratula-se por mais este momento que ficará indelével na história e na memória coletiva portuguesa, desejando os melhores sucessos ao Engenheiro António Guterres.