ptenfrdeitrues

Aliança Maçónica Europeia em Lisboa

 

Reuniu-se em Lisboa, a Aliança Maçónica Europeia - AME,  no passado mês de junho de 2019.

DSC08968.jpg

Estiveram presentes as principais Obediências Maçónicas Liberais europeias, onde foram aprovadas as alterações estatutárias que irão permitir uma maior dinâmica e intervenção no seio da União Europeia, nomeadamente junto da Comissão Europeia e Parlamento Europeu.

 A Aliança Maçónica Europeia é a principal organização maçónica europeia que tem como objectivo a defesa da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, a Convenção Europeia para a Proteção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais de 1950 e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia de 2000. 

DSC08875.jpg

 A Aliança Maçónica Europeia defende intransigentemente os ideais de democracia, da liberdade de expressão, da igualdade de direitos e da dignidade humana.

Estiveram representadas as cinco Obediencias Maçonicas portuguesas da Maçonaria Liberal: a Grande Loja Simbólica de Portugal, o Grande Oriente Lusitano, a Grande Loja Simbólica da Lusitania, a Grande Loja Feminina de Portugal e o Direito Humano.

Na Direcção da Aliança Maçónica Europeia, na Area do Registro de Transparência junto da União Europeia, está em funções o único representante de Portugal, Pedro Rangel, Past Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal.

DSC08971.jpg

A reunião em Portugal foi da responsabilidade da Grande Loja Simbólica de Portugal - GLSP, à qual foi amplamente elogiada pela organização e rigor na concretização deste importante evento ao nível da Maçonaria europeia.

 A Grande Loja Simbólica de Portugal é membro fundador da Aliança Maçónica Europeia

É a terceira obediência maçónica portuguesa, possuindo Lojas Maçónicas em todo o território português. 

Em 2008 instalaram o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim pela primeira vez em Portugal e em 2018, a Grande Loja Simbólica de Portugal foi a obediência maçónica portuguesa pioneira na instalação do Rito de Emulação na Maçonaria Liberal e adogmática em Portugal. 

Este ano maçónico, a GLSP começou a trabalhar o Rito Escocês Antigo e Aceite, com as Cartas Patentes do Grande Oriente de França (a maior obediência maçónica francesa).