ptenfrdeitrues

A Maçonaria Portuguesa

Maçonaria em Portugal.jpg

A Maçonaria portuguesa é composta pelo Grande Oriente Lusitano (a mais antiga obediência portuguesa), a Grande Loja Legal de Portugal (reconhecida internacionalmente pela Grande Loja Unida de Inglaterra: a Obediência Maçónica originária da Maçonaria Regular) e a Grande Loja Simbólica de Portugal (reconhecida internacionalmente pelo Grande Oriente de França: a maior Obediência Maçónica do mundo da Maçonaria Liberal e Adogmática).  

A via mista e feminina da Maçonaria portuguesa é representada pela Grande Loja Simbólica da Lusitânia (Obediência Maçónica reconhecida pelo Grande Oriente de França) pela Grande Loja Feminina de Portugal e pelo Direito Humano.

A Alliance Maçonnique Europeénne é a organização maçónica europeia da Corrente Liberal que agrega as Obediencias Maçónicas europeias representativas do mosaico nacional de cada Estado Membro da U.E.

O Grande Oriente Lusitano e a Grande Loja Simbólica de Portugal são Membros fundadores da Alliance Maçonnique Europeénne. O D.H. encontra-se como membro observador. A Grande Loja Simbólica da Lusitânia e a Grande Loja Feminina de Portugal, entraram na AME, no mesmo dia, 26 de setembro de 2016, em Bruxelas.