No passado dia 10 de janeiro 2020 (e.v.) foram realizadas as eleições para a Direcção da LUF – Portugal, em Leiria,
Com uma Assembleia participativa com membros oriundos das principais Obediências Maçónicas portuguesas, nomeadamente GOL, Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Regular de Portugal, Grande Loja Simbólica da Lusitania e DH, elegeram Jose Abranches para Presidente da LUF Portugal para quadriénio 2020/24.
José Abranches é membro da Grande Loja Simbólica de Portugal e Membro da Grande Ordem Egipcia – Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim em Portugal. Foi iniciado em abril de 1991 no GOL.
Desempenhou diversos cargos de responsabilidade ao longo dos quase trinta anos de percurso maçónico, nomeadamente e mais recentemente como Grande Oficial da Grande Loja Simbólica de Portugal e Responsavel do Colegio de Altos Graus do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Coimbra.
É o precursor da primeira Loja Maçónica Mista em Portugal, do Rito Escoçês Antigo e Aceite, em Coimbra, a Resp. Loja Seara Nova da Grande Loja Simbólica da Lusitania – Maçonaria Mista Portuguesa.
Jose Abranches é o sucessor de David Martins o grande impulsionador da L. U. F. em Portugal.
A L. U. F. PORTUGAL – LIGA UNIVERSAL PARA A FRATERNIDADE é a delegação portuguesa da L.U.F. INTERNACIONAL – Ligue Universelle de Francs-Maçons fundada em Agosto de 1913 na cidade de Berna, Suíça.
O primeiro Presidente da L.´.U.´.F.´. foi Magahães de Lima, G.´.M.´. do GOLU.
A L.U.F. é uma plataforma de intercâmbio, de comunicação, de Fraternidade que reúne Maçons, homens e mulheres, das Obediências reconhecidas internacionalmente, de todos os graus, de todas as ideologias.
Pretende ser um espaço de reflexão e de partilha entre Maçons. Não é uma Fraternal, nem é uma Potência Maçónica.
O seu objetivo essencial é de fazer refletir cada um(a) sobre que lugar deve ter a Maçonaria na Polis, muito para além dos dogmas, das ideias feitas à priori e dos preconceitos.