Conferencia de sabado, ás 11h
Conferencista,
Pedro Martins
Pedro Martins nasceu em Lisboa, em 1971. Licenciou-se em Direito em 1993, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É advogado. Vive em Sesimbra. Conviveu com o filósofo António Telmo, de quem é um seguidor.
É autor dos livros:
– O Anjo e a Sombra: Teixeira de Pascoaes e a Filosofia Portuguesa (2007);
– O Céu e o Quadrante: desocultação de Álvaro Ribeiro (2008);
– O Segredo do Grão Vasco: de Coimbra a Viseu, o 515 de Dante (2011);
– Teoria Nova da Saudade (2013);
– Agostinho da Silva em Sesimbra (em colaboração com António Reis Marques, 2014; 2.ª edição, revista e aumentada, 2017, no prelo);
– Cartas de Agostinho da Silva para António Telmo (em colaboração com João Ferreira e Rui Lopo, 2014);
– Um António Telmo: Marranismo, Kabbalah e Maçonaria (2015);
– António Quadros e António Telmo – Epistolário e Estudos Complementares (em colaboração com Mafalda Ferro e Rui Lopo, 2015);
– A Liberdade Guiando o Povo – Uma Aproximação a Agostinho da Silva (2016); e
– Agostinho da Silva – A Última Entrevista de Imprensa (2016, em colaboração com António Ladeira e José Pedro Guerreiro Xavier).
Tem colaboração nas revistas A Ideia, Devir, Invenire, Callipole, Teoremas de Filosofia, Nova Águia e Cadernos de Filosofia Extravagante.
Fundador do Projecto António Telmo. Vida e Obra, integra a coordenação editorial das Obras Completas de António Telmo e a direcção da Colecção Thomé Nathanael – Estudos sobre António Telmo. Integra a coordenação do GEAS – Gabinete de Estudos Agostinho da Silva, em Sampaio, Sesimbra.
Investigador do projecto Redenção e Escatologia no Pensamento Português, da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Fiscal do Centro de Estudos Bocageanos. Integrou a Comissão Científica das Comemorações dos 250 anos do nascimento de Bocage. Membro do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros.
Tem participado em colóquios e congressos internacionais dedicados a figuras como Cervantes, Verney, Bocage, Sampaio Bruno, Pascoaes e Agostinho da Silva e a temas como a Saudade e o Espírito Santo.
Entre 1999 e 2005, foi co-editor da agenda cultural Sesimbra Eventos e co-coordenador da Colecção Livros de Sesimbra.