A Maçonaria Portuguesa felicita António Guterres, pela sua eleição para Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU / UN).
António Guterres foi aclamado por unanimidade no Conselho de Segurança na Organização das Nações Unidas, caso impar nesta organização.
António Guterres foi Chefe de Governo de Portugal e actualmente, desempenhava na UNICEF, o Alto-Comissário para os Refugiados.
A Maçonaria portuguesa está representada na Organização das Nações Unidas, no ECOSOC, pelo CLIPSAS (a maior organização maçónica da corrente Liberal) sendo membros, o Grande Oriente Lusitano e a Grande Loja Simbólica de Portugal.
As Nações Unidas, nasceu em 24 de outubro de 1945, no pós guerra da II Guerra Mundial. É uma organização intergovernamental, com 193 estados-membros.
Os objectivos das Nações Unidas são os mesmos que a Maçonaria Universal preconiza desde há séculos:
A paz mundial, resolução dos conflitos de uma forma pacifica, promoção dos direitos humanos, auxilio no desenvolvimento económico e no progresso social, proteção do meio ambiente, intervenção na ajuda humanitária à escala mundial.
O portugues Antonio Guterres com Angelina Jolie, em missão pela UNICEF.