A história da maçonaria feminina em Portugal
A primeira fase da Maçonaria Feminina em Portugal, nasce na I Republica, em 1881, com a primeira Loja Feminina de Adopção, por Adelaide Cabete, uma activista pelos Direitos das Mulheres.
Esta Loja feminina foi apoiada pelo G.O.L.U. – Grande Oriente Lusitano Unido, (precursor do Grande Oriente Lusitano) e em 1907 a Resp.´. Loj.´. Humanidade, do Rito Moderno ou Francês adquire na sua plenitude os mesmos direitos das Lojas Masculinas do Grande Oriente Lusitano Unido.
Em 1923, dado a conjuntura política da época e a alguns desentendimentos dentro do Grande Oriente Lusitano Unido, Adelaide Cabete, V.´.M.´. da Resp.´. Loj.´. Humanidade, (exclusivamente feminina) saí desta estrutura e são integradas no O.´.M.´.M.´.I.´. Direito Humano.
Desde esse período até os anos oitenta do século XX, não existe documentação relevante de actividade da Maçonaria feminina em Portugal.
Grande Loja Feminina de Portugal
Em 1983, marca a segunda fase da Maçonaria Feminina Portuguesa. É instalada a Resp.´. Loja Unidade e Mátria, composta exclusivamente por mulheres. entre elas Maria Belo e Manuela Cruzeiro.
Em Maio de 1996, é criada a Grande Loja Feminina de Portugal com o apoio e reconhecimento da Grande Loja Feminina de França.
Grande Loja Simbólica da Lusitania do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim – Maçonaria Mista.
Em Novembro de 2009, nasce em Portugal, a primeira estrutura maçónica da VIA MISTA do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim.
Denominada Resp.´.Loja ISIS, a Or.´. de Lisboa, é composta por mulheres e homens. Praticam um Rito inspirado nos Rituais do Antigo Egipto, com uma forte carga espiritualista e isotérica.
A Grande Loja Simbólica da Lusitania é a VIA MISTA e Feminina do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal e tem fortes ligações ao Grande Oriente de França (maior Obediência Maçónica em França e da Maçonaria Liberal em todo o mundo), trabalhando com as Cartas Patentes desta Obediência, em Portugal.
Possui cinco Lojas Maçónicas espalhadas por todo o território português, nomeadamente, Lisboa, Porto, Covilhã e Faro.
As actividades maçónicas dos seus Membros, são praticamente desconhecidos.
O seu número é limitado. Tem um forte carisma de discrição, rigor e elitismo nas suas actividades maçónicas.
Links da Maçonaria Feminina em Portugal:
http://www.glfp.pt/
http://feminina.memphismisraim.pt/