O que é o Rito de York
O Rito de York, por ser teísta, está mais ligado aos países onde os cultos evangélicos predominam, pois o clero desses cultos tem dado à Maçonaria o apoio e o suporte necessário para a sua evolução e crescimento.
O Rito de York é o rito predominante da Maçonaria Norte Americana. Sob sua égide se desenvolveram líderes da sociedade estadudinense nos principios da Liberdade Igualdade e Fraternidade. Estudiosos afirmam que este rito tem origens iluministas.
O Sistema ritualístico Norte-americano, mais conhecido por Rito de York ou Rito Americano, tomou a sua forma hoje conhecida a partir de 1797, por intermédio do então codificador e “maçonólogo” I.’., Thomas Smith Webb, que fez uma coletânea dos rituais dos Graus Simbólicos, Graus Capitulares, Graus Crípticos e as Ordens de Cavalaria. Webb tomou por base para composição do Rito, as Ilustrações de Maçonaria ( Illustrations of Masonry ) do I.’. Willian Preston (1772) e das ritualísticas e procedimentos da Grande Loja dos Antigos (1751).
Acredita-se que o Rito de York foi levado à Inglaterra por volta de 1777.
Surge então o Rito de York (York Rite), reforçando ainda mais as origens dos Antigos. Não sendo bastante no mesmo ano, em 24 de outubro, na cidade de Boston, Webb conseguiu a proeza de reunir diversos Sumos Sacerdotes dos Capítulos em uma Convenção.
Após a Convenção o Companheiro Ephraim Kirby foi eleito em 24 de janeiro de 1798, Grande Sumo Sacerdote, transformando no ano seguinte, da união de todos os Grandes Capítulos, o Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real Arco (The General Grand Chapter of Royal Arch Masons), recebendo o termo International a partir de 1954.
Nos EUA as Lojas Simbólicas são denominadas Lojas Azuis (Blues Lodges), e em muitas Grandes Lojas só se usa a terminologia Rito a partir do 4º Grau do REAA e do Grau de Mestre de Marca do Real Arco. Pode parecer paradoxo, pois o sistema das Lojas Simbólicas originara-se a partir da composição de Webb, ou seja, RY.
Conforme o Educational Bureau of the General Grand Chapter, Royal Arch Masons dos Estados Unidos da América, o Rito de York é dividido em 4 partes:
![]() |
Lojas Simbólica – As Lojas Simbólicas, também chamadas de “Lojas Azuis” (Blue Lodges) que são os graus de Aprendiz , Companheiro e Mestre Maçom. Esses formam a base de ingresso na Maçonaria. |
![]() |
Capitulo do Arco Real – Os Graus Capitulares, conhecidos como Maçonaria do Real Arco. Os Capítulos conferem 4 graus: Mestre de Marca, Past Master (virtual), Mui Excelente Mestre e Maçom do Real Arco. |
![]() |
Concelho Críptico – O Conselho Críptico ou Conselho de Mestres Reais e Eleitos, conferem os graus de Mestre Real, Mestre Eleito e Super Excelente Mestre. |
![]() |
Comanderia Templária – Comanderia Templária, ou Ordem dos Cavaleiros Templários. A Comanderia confere Ordens, ao invés dos usuais graus e essas Ordens são: Ordem da Cruz Vermelha, Ordem de Malta e Ordem do Templo |
Além desses quatro corpos do Rito de York existem outros corpos Maçônicos anexos ou aliados, alguns de natureza convidativa. Alguns deles requerem como pré-requisito a associação ao Real Arco, outras têm sua associação atribuída a outros corpos do Rito de York ou a todos.