Tudo o que necessita saber sobre a maçonaria em Portugal
Actualmente em Portugal existem três Obediências Maçónicas masculinas: o Grande Oriente Lusitano, a Grande Loja Legal de Portugal e a Grande Loja Simbólica de Portugal.
O Grande Oriente Lusitano foi fundado em 1802 e é a mais antiga e a maior Obediência Maçónica portuguesa.
A maçonaria portuguesa é também constituída pela Grande Loja Legal de Portugal, foi criada em 1996, depois do escândalo da Universidade Moderna. A esmagadora maioria dos membros saiu da Grande Loja Regular de Portugal para criar esta Obediência. Representa a Maçonaria Tradicional ou Regular e é a segunda maior obediência em Portugal.
A Grande Loja Simbólica de Portugal pratica o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, em Portugal. Sabe-se muito pouco acerca desta obediência portuguesa e do Rito Memphis Misraim, que é inspirado em Rituais do Antigo Egipto e em Sociedades Herméticas pré-cristãs. Os seus membros pautam-se por uma grande descrição, existe um grande elitismo e secretismo nas suas actividades maçónicas. Possui fortes ligações ao Grande Oriente de França, que é a maior obediência maçónica francesa e a segunda mais antiga a nível mundial.
A Grande Loja Feminina de Portugal foi fundada em 1997 e é constituída exclusivamente por mulheres.
O “Le Droit Humain”, é uma Ordem Maçónica Mista Internacional. A federação portuguesa iniciou os seus trabalhos em Portugal em 2007 e é constituído por homens e mulheres.
A maçonaria em Portugal contem ainda uma maçonaria mista.A Grande Loja Simbólica da Lusitania é a Via Maçónica Mista do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal. Trabalham nas suas Lojas Maçónicas, Homens e Mulheres, em igualdade de género. À semelhança da Grande Loja Simbólica de Portugal, trabalha com as Cartas Patentes do Grande Oriente de França, para a prática da Via Mista do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, em Portugal.
Reportagem do Canal HISTORIA: A Maçonaria em Portugal
{mp4}video-historia{/mp4}