O lugar do próximo Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) a obediência maçónica mais antiga de Portugal ,poderá vir a ser ocupado por um maçon natural de Vila Franca da Beira concelho de Oliveira do Hospital. Trata-se de Filipe Frade, um militar na reserva, que no próximo dia 7 de Junho vai disputar as eleições do GOL com o actual grão-mestre, António Reis, que se recandidata ao lugar.
Natural de Vila Franca, localidade onde habitualmente reside, Frade um alto grau da maçonaria passou grande parte da sua vida na Bélgica e tem fortes ligações ao Grande Oriente Belga, onde foi iniciado.
A maçonaria está instalada em Portugal desde o século XVIII e em 1738 foi considerada pela igreja católica como uma ³heresia perversa². O General Gomes Freire de Andrade, que chegou a alcançar o título de 3º Conde da Bobadela, foi grão-mestre do GOL e, em 1817, foi enforcado sob a acusação de ³conjura liberal².
No período do Estado Novo, a maçonaria portuguesa foi sempre alvo de várias perseguições e é após o 25 de Abril que aquela obediência é reabilitada.
Em Oliveira do Hospital, existem hoje vários maçons e a maior parte deles reúne numa loja do GOL, localizada em Coja, concelho de Arganil. Entre os seus principais impulsionadores, encontrava-se o histórico socialista, entretanto falecido, Fernando Valle.
Na cidade, há ainda algumas marcas que os maçons deixaram na arquitectura local e até o próprio Salão Nobre da Câmara Municipal exibe por cima da mesa de reuniões um tríptico com simbologia maçónica, que foi mandado
pintar no tempo do Estado Novo.