ptenfrdeitrues

Conferencista Carlos Otero

Horizontal-Positivo.jpg 

 Conferencia de sabado, ás 15h

IMG_1119.jpg

Conferencista, 

Carlos Otero

Nasceu em Lisboa em 1943. Vive em Paris há 53 anos. Ali estudou canto, teatro e música, na École Normale de Musique, mas foi sobretudo em cena que se aperfeiçoou. No T.N.P. de Paris teve ocasião de representar três peças, entre as quais La Folie de Chaillot, de J. Giradoux, com a actriz Edwige Feullière e Arturo Ul, de B. Brecht, com o actor Robert Hirsch.

Com o encenador Georges Wilson, trabalhou a técnica teatral. Participou duas vezes no festival de Aix-en-Provence, com O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, e a Flauta Mágica de Mozart. Cantou o repertório clássico de ópera, opereta, oratória, comédia musical e, no teatro Marigny de Paris, criou em língua francesa a comédia musical Le Violon sur le Troit, com uma encenação de Jerome Robbins. Tem feito digressões de teatro declamado em França e no estrangeiro, num total de mais de 3200 representações públicas.

Como actor, tem interpretado inúmeros filmes para o cinema e para a televisão francesa, assim como dobragens de filmes estrangeiros. É o realizador duma curta metragem para o cinema, com música de Rossini.

Em Paris, fundou e é director artístico duma companhia de ópera cómica, com a qual apresentou as óperas: Rita e D. Pasquale de Donizetti, A Flauta Mágica  e D. Giovanni de Mozart, A Pericholle de Offenbach, O Barbeiro de Sevilha e A Cinderella de Rossini. Esta última apresentada igualmente ao público português no Centro Cultural de Belém.

É autor de uma adaptação teatral, em francês, de um romance de John Steinbeck, bem como da tradução e adaptação de uma peça de teatro chileno, de um guião de filme sobre a história da opereta francesa e duma biografia do compositor A. Salieri, intitulada; Carta Aberta a AMADEUS.

Ultimamente obteve uma licenciatura de música na Sorbonne de Paris.