ptenfrdeitrues

R.E.R.

Rito Escocês Rectificado

O Rito Escocês Rectificado foi relançado nas suas bases atuais, graças ao trabalho incansável de Jean-Baptiste Willermoz, que mantinha relações com maçons de toda a Europa, principalmente com os Irmãos mais qualificados de todos os ritos. Ele passou a vida inteira reunindo uma quantidade inimaginável de documentos, rituais e instruções, buscando alcançar a essência da iniciação maçónica.

O sistema maçónico que o interessava de imediato, foi o da Estrita Observância Templária, em razão das origens templárias que esse sistema atribuía à Maçonaria e por sua organização em forma de ordem de cavalaria.

O regime Escocês Rectificado originou-se da introdução em França, dos directórios escocêses em 1773 e em 1774 pelo Barão de Weiler, que rectificou certas lojas existentes em Estrasburgo segundo o rito da Estrita Observância Templária da Alemanha, cujo Grão-Mestre da loja de Saxe (região da Alemanha Oriental) era o Barão de Hund.

Após uma longa troca de correspondências com Willermoz, Weiler instalou em 1774 em Lyon o primeiro Grande Capítulo da região e colocou Willermoz como chefe ou delegado regional. Nesse mesmo ano, outros directórios foram constituídos em Montpellier e em Bordeaux, cidade onde residia Martinez.

O sistema era constituído por 9 graus, consistindo de três classes:
* 1a classe: Aprendiz, Companheiro e Mestre
* 2a classe: Escocês vermelho e Cavalheiro da Águia Rosa Cruz
* 3a classe: (ordem interna): Escocês verde; Escudeiro noviço; Cavalheiro e Professos.

Os Professos eram considerados SUPERIORES INCÓGNITOS, pois não eram conhecidos dos membros da Ordem. O seu chefe, que mais tarde tornou-se conhecido, era o Duque Ferdinando de Brunswick, que possuía o título de Grande Superior da Ordem.

O sucesso das lojas do Rito Escocês Rectificado foi total na França, principalmente porque elas eram oriundas das tradições templárias e sobretudo porque os seus chefes eram nobres autênticos, príncipes, duques, barões e as iniciações eram muito selectivas. Nessa mesma época, estava-se ia instalar o Grande Oriente da França, que fez questão de agrupar os Directórios Escoceses sob sua égide e um tratado foi assinado nesse sentido

Em 1782, em Willemsbad a diversidade de ideias e de opiniões impediu que se chegasse a um denominador comum e que se definisse com precisão a doutrina da Ordem

Abandonou-se a pretensão da descendência directa dos Templários, evocando-se, entretanto uma filiação espiritual, oriunda do Mundo Invisível.

Os rituais foram modificados substancialmente, diferenciando o sistema da Maçonaria Tradicional. Esta é a razão pela qual o sistema foi denominado de RITO ESCOCÊS RECTIFICADO