Maçonaria Feminina


A primeira fase da Maçonaria Feminina em Portugal, nasce na I Republica, em 1881, com a primeira Loja Feminina de Adopção, por Adelaide Cabete, uma activista pelos Direitos das Mulheres.


Esta Loja feminina foi apoiada pelo G.O.L.U. - Grande Oriente Lusitano Unido, (precursor do Grande Oriente Lusitano) e em 1907 a Resp.´. Loj.´. Humanidade, do Rito Moderno ou Francês adquire na sua plenitude os mesmos direitos das Lojas Masculinas do Grande Oriente Lusitano Unido.


Em 1923, dado a conjuntura política da época e a alguns desentendimentos dentro do Grande Oriente Lusitano Unido, Adelaide Cabete, V.´.M.´. da Resp.´. Loj.´. Humanidade, (exclusivamente feminina) saí desta estrutura e são integradas no O.´.M.´.M.´.I.´. Direito Humano.


Desde esse período até os anos oitenta do século XX, não existe documentação relevante de actividade da Maçonaria feminina em Portugal.

Grande Loja Feminina de Portugal
Em 1983, marca a segunda fase da Maçonaria Feminina Portuguesa. É instalada a Resp.´. Loja Unidade e Mátria, composta exclusivamente por mulheres. entre elas Maria Belo e Manuela Cruzeiro.


Em Maio de 1996, é criada a Grande Loja Feminina de Portugal com o apoio e reconhecimento da Grande Loja Feminina de França.

Ordem Maçónica Internacional do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim - Maçonaria Feminina
Em Novembro de 2009, nasce em Portugal, a primeira estrutura maçónica  feminina do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim.


Denominada Resp.´.T.´. ISIS, a Or.´. de Lisboa, é composta por mulheres. Praticam um Rito inspirado nos Rituais do Antigo Egipto, com uma forte carga espiritualista e isotérica.


Esta estrutura maçónica feminina pertence à Ordem Maçónica Internacional do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, legitima guardiã da linhagem e ritualistica deste misterioso Rito Maçónico.


As actividades maçónicas dos seus Membros, são praticamente desconhecidos.


O seu numero é limitado. Tem um forte carisma de discrição, rigor e elitismo nas suas actividades maçónicas.

Links da Maçonaria Feminina em Portugal:

http://www.glfp.pt/
http://feminina.memphismisraim.pt/

 
valid xhtml valid css