ptenfrdeitrues

Entrevista de Marc Menschaert, Presidente da Aliança Maçónica Europeia

 

Marc Menschaert, Aliança Maçónica Europeia, Maçonaria, Grande Loja Simbólica de Portugal , Grande Loja Simbólica da Lusitania .jpg

Presidente da Aliança Maçónica Europeia, Marc Menschaert pretende melhorar a comunicação entre maçons e sociedade.  

O presidente da Aliança Maçónica Europeia, Marc Menschaert, afirmou que uma melhoria em termos de comunicação irá beneficiar todas as as Obediências Maçónicas existentes em Portugal. Contudo a Maçonaria “deve manter-se discreta” e rejeita qualquer tipo de secretismo.  

Marc Menschaert visitou Lisboa, para estar presente na cimeira da Aliança Maçónica Europeia e juntou as obediências maçónicas portuguesas, nomeademente o Grande Oriente Lusitano (que foi o anfitrião), Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Feminina de Portugal e a Grande Loja Simbólica da Lusitania e as Obediencias Maçonicas extrangeiras.

“É para preservar o nascimento de muitas ideias que o que dizemos em Loja deve ser discreto , mas a maçonaria não é uma sociedade secreta", afirma Marc Menschaert que acrescenta “a AME tem uma página online e é um parceiro na Comissão Europeia e está representada no Parlamento Europeu”.

Em Portugal foi a primeira vez que aconteceu uma reunião com os responsáveis máximos das principais Obediencias Maçonicas europeias.

O objetivo foi igual ao que se passa noutros países; os maçons devem trabalhar em conjunto para defenderem os valores que acreditam, que são os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pela qual a Maçonaria foi criada. 

Apesar da discrição, a cimeira em Lisboa foi essencial para se definir formas de comunicar e para partilhar ideias “melhorar a sociedade em que todos vivemos e somos parte” disse Marc Menschaert. A pagina online da AME “vai também servir para que todos, maçons e não maçons, possam ter acesso aos trabalhos que se vão realizado e o que apresentamos às instituições da União Europeia”.  

A Aliança Maçónica Europeia é uma associação internacional que segue os princípios da transparência da União Europeia “defendemos valores que a maçonaria considera de tal forma importantes que devem ser falados e partilhados com outras instituições europeias” reforça o presidente da instituição.  

A Aliança Maçónica Europeia engloba mais de três dezenas de Obediencias Maçonicas Europeias, das quais o Grande Oriente Lusitano, Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Simbólica da Lusitânia e Grande Loja Feminina de Portugal, representantes da Maçonaria portuguesa.

A Grande Loja Simbólica de Portugal e o Grande Oriente Lusitano são membros fundadores da Aliança Maçónica Europeia.